fbpx

Os 5 passos para se conhecer melhor

Você já ouviu falar sobre o autoexame das mamas, mas você sabe como fazer? Hoje vou ensinar o passo-a-passo!

Mais de uma vez já escutei das pacientes que elas têm medo tocar a mama, “vai que eu sinto algo né, dra? Tenho medo de ficar palpando..”. Mas é muito importante que você conheça o seu corpo, ninguém melhor do que você para sentir quando algo está diferente! E ao perceber algo diferente na mama, procure ajuda: vá ao médico mastologista! Pode ser que não seja nada.. mas também pode ser algo que pode ser tratado e CURADO!

Qual é a melhor época do mês para você fazer o autoexame da mama?

Sempre nos primeiros dias da menstruação, que é quando as mamas desincham e estão mais amolecidas, fica mais fácil sentir!

Como eu devo fazer o autoexame da mama?

Em frente ao espelho, observe as mamas sem roupa..
1) Observe com os braços caídos ao redor do corpo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2) Observe com os braços levantados atrás da cabeça⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3) Observe com as mãos na cintura

E durante a mudança de movimentos, também observe se enxerga alguma retração da pele da mama ou do mamilo, compare com a outra mama, veja se é diferente..

Durante o banho ou deitada:
4) Com a mão esquerda atrás da cabeça, palpe com a mão direita a mama oposta (esquerda). Após, repita o mesmo do outro lado: com a mão direita atrás da cabeça, palpe com a mão esquerda a mama direita⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5) Faça movimentos circulares, radiados e verticais com as pontas dos dedos, palpe TODA a mama

Pronto! Está feito o autoexame, achou difícil?

Me mande sua dúvida, caso tenha ficado!

Se sentir algo diferente, procure atendimento médico, o mastologista é o especialista das mamas, poderá te examinar e investigar caso haja alguma alteração!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra. Danielle Miyamoto
Médica Mastologista (RQE: 73734)
CRM 156030

Deixe um Comentário

© 2020.Dra. Danielle Cristina Miyamoto Araújo - CRM: 156030 | RQE Mastologia: 73734 | RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083 Todos os Direitos Reservados.