fbpx

Diagnóstico do Câncer de Mama

O médico mastologista irá conversar durante a consulta médica, realizar o exame físico e analisar o seu exame de imagem. De acordo com as características da lesão (nódulo, assimetria ou calcificação), ele irá avaliar a necessidade de biópsia. Quando existe uma lesão suspeita o médico mastologista verifica a indicação de exames adicionais e até mesmo a realização de biópsia. O diagnóstico definitivo de qualquer lesão de mama se dá pela análise histopatológica. 

Como é feita a biópsia de mama?

O material da mama a ser avaliado é adquirido através de biópsia por agulha grossa (core biopsy ou mamotomia) e esta biópsia precisa ser guiada através de um exame de imagem (mamografia, ultrassonografia ou ressonância de mamas), para localização exata da lesão e guiar o procedimento. Esta biópsia geralmente é realizada no laboratório onde você fez seu exame de mamografia e ultrassonografia, é feita uma anestesia local antes do procedimento, para que você não sinta dor. Após o exame, você poderá ir para sua casa no mesmo dia. 

O médico patologista irá avaliar o material coletado em biópsia através de cortes finos, com análise em microscópio, além de fazer testes para o diagnóstico definitivo de câncer de mama. Este exame pode levar alguns dias, pois é um exame minucioso. 

Com o resultado da biópsia confirmando o câncer de mama, é necessário retornar ao médico mastologista para que ele avalie a melhor forma de tratamento para o seu caso. 

© 2020.Dra. Danielle Cristina Miyamoto Araújo - CRM: 156030 | RQE Mastologia: 73734 | RQE Ginecologia e Obstetrícia: 69083 Todos os Direitos Reservados.